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Conheça a Dieta Atkins

A dieta Atkins, também conhecida como dieta da proteína, foi criada pelo cardiologista norte-americano Dr. Robert Atkins, e tem como base a restrição do consumo de carboidratos e o aumento do consumo de proteínas e gorduras ao longo do dia.


Segundo o médico, com essa estratégia o organismo passa a utilizar a gordura acumulada para produzir energia para as células, o que leva à perda de peso e a um melhor controle da glicemia e dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.


No entanto, essa noção de que a gordura saturada faz mal já foi desmentida pela ciência.

E embora muita gente, inclusive profissionais, ainda estejam desatualizados, não param de surgir novos artigos mostrando que o consumo de gordura saturada é inofensivo.

A Atkins, desde sua criação, foi uma das dietas mais estudadas pelos pesquisadores, e comparada às dietas low card, de restrição de gordura, a Atkins se sai melhor em todos os quesitos: emagrece mais, melhora mais a glicemia do sangue, HDL (colesterol “bojom”), triglicérides e outros marcadores.

Além disso, apesar de ser alta em gordura, a Atkins não aumenta o LDL (colesterol “ruim”), embora isso até possa ocorrer com uma pequena parcela das pessoas que pratiquem a dieta.

O principal motivo para uma dieta low carb ser tão eficiente no emagrecimento é que, quando as pessoas reduzem o consumo de carboidratos e o substituem por proteína e gordura, elas sentem-se mais saciadas e automaticamente consomem menos calorias.

A dieta Atkins, muitas vezes chamada de dieta da proteína, se divide em 4 fases. Vamos ver um pouco mais sobre elas agora.

Fase 1-Indução


A fase de indução dura duas semanas, e nela é permitido o consumo máximo de 20 gramas de carboidratos por dia. Nesta primeira fase, a pessoa vai seguir uma dieta alta em gordura e proteína, com alguns poucos vegetais e folhas verdes. Isso faz com que a perda de peso inicial seja bem acelerada.

Fase 2-Perda de peso


Depois da indução, é possível começar a adicionar um pouco mais de vegetais e um pouco de fruta na sua dieta, mantendo-se dentro do limite de 40-60 gramas de carboidratos por dia. A fase 2 dura até você atingir o peso desejado.

Fase 3-Pré Manutenção


Quando atingir o peso desejado, você pode ir acrescentando mais frutas e outros carboidratos, desde que se mantenha abaixo do limite de 70g por dia. A ideia da fase 3 é testar e variar a quantidade de carbos consumida por dia. O objetivo é você descobrir o ponto de equilíbrio entre a quantidade de carboidratos que consome e a manutenção do seu peso. Se, por exemplo, você consome 70g de carboidratos por dia e nota que começou a engordar, então você passa a consumir 65g por dia e vê como o corpo reage. Se ainda assim estiver engordando, você retira mais 5g de carbos por dia e vê o que acontece. A fase 3 dura até você descobrir a quantidade de carboidratos que mantém seu peso estável.

Fase 4-Manutenção


Aqui na fase 4, você vai poder consumir a quantidade diária de carboidratos que mantenha seu peso estável (conforme você descobriu na fase 3). A fase 4 dura indefinidamente. A dieta Atkins é baseada em todas essas fases, no entanto, para quem simplesmente quer começar a emagrecer, não é preciso segui-las à risca. Algumas pessoas preferem pular a fase de indução e incluem vegetais e frutas desde o início. Essa abordagem funciona bem e seria o equivalente a seguir uma dieta low-carb não muito restrita, como a dieta paleo. Já outras pessoas preferem ficar mais tempo seguindo a fase de indução. No caso, elas estariam seguindo o equivalente a uma dieta cetogênica. Se tudo isso parece meio complicado, não se preocupe. Ficando dentro das as orientações que vamos dar a seguir, você irá perder peso sem estresse!

Alimentos Permitidos

Baseie suas refeições nos seguintes alimentos:

  1. Carnes: carne de vaca, frango e porco, todas elas estão liberadas.

  2. Peixes e frutos do mar: todos os frutos do mar também estão liberados.

  3. Vegetais e legumes baixos em carboidratos: couve, espinafre, brócolis etc.

  4. Ovos: ovos caipiras são os melhores, mas todos estão valendo.

  5. Laticínios: manteiga, queijo, creme de leite, iogurte etc.

  6. Oleaginosas: amêndoas, macadâmia, nozes, semente de girassol etc.

  7. Óleos saudáveis: azeite de oliva extra-virgem, óleo de coco, abacate e óleo de abacate.

Descubra como perder peso naturalmente consumindo os alimentos listados acima:

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O que você pode beber?


A lista do que você pode beber na Atkins é curta, e não inclui nada com carboidratos, como você pode imaginar. Portanto, nada de sucos e refrigerantes.

  1. Água: Como sempre, água deve ser sua bebida principal.

  2. Café: Sem açúcar, é permitido.

  3. Chá Verde: Idem, sem açúcar;


Alimentos proibidos


Aqui estão os alimentos que devem ser evitados:

X Açúcar: refrigerantes, sucos, doces, sorvetes etc.

X Grãos: trigo, arroz e todos os outros

X Tubérculos: batata, batata-doce (fase de indução)

X Leguminosas: lentilhas, feijões, grão de bico (fase de indução)

X Gordura trans: é bom eliminar em qualquer que seja sua dieta

X Frutas altas em carboidratos: banana, maçã, laranja etc. (fase de indução)

X Vegetais e legumes ricos em carboidratos: cenoura, beterraba etc. (fase de indução) Está achando a Dieta Atkins muito radical?


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É possível seguir a dieta Atkins mesmo sendo vegetariano.

É um pouco mais difícil, mas nada que um planejamento não resolva. Você pode consumir boa quantidade de ovos, queijo, manteiga e outros laticínios diariamente. Como fonte alternativa de proteína, é possível usar alimentos à base de soja. Oleaginosas (nozes, castanhas, sementes) estão liberadas também. Com isso, um vegetariano é capaz de montar um cardápio que atende aos requisitos da Atkins.

ERROS COMUNS A EVITAR NA ALIMENTAÇÃO:


1 - Note que a Dieta de 14 dias não contém frutas, pão, cereais, verduras ricas em amido, e outros produtos lácteos que não queijo, creme de leite, ou manteiga.

2- Evite produtos dietéticos, a menos que contenham especificamente no rótulo a garantia "Isento de Carboidratos" . A maioria dos alimentos dietéticos destina-se a dietas com restrição à gordura, e não a carboidrato.

3- O aviso "Não contém Açúcar" é insuficiente. O produto precisa informar qual o conteúdo de carboidrato, e é por essa informação que você deve se orientar.

4 - Numerosos produtos em que você não pensa normalmente como alimentos, como goma de mascar, xarope e comprimidos para tosse, estão cheios de açúcar ou outros adoçantes calóricos e devem ser evitados.


Referencias:

YouTube: Atkins Portugal tuasaude.com

emagrecendo.info

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